Bastar baixar a ISO da sua distribuição desejada, lembrando sempre de baixar somente pelo site oficial, e gravar em um CD ou DVD utilizando o software que preferir, ou instalar em um pendrive. No Linux geralmente há um software pré-instalado para gravar distribuições no dispositivo usb ou então usar um gravador de mídia qualquer e apontar para o dispositivo que funciona bem, no Windows há vários programas que permitem gravar a imagem no pendrive, um que eu costumava usar era o Universal USB Installer, programa ridiculamente simples de se usa.
- Qual distribuição usar?
O Ubuntu possui um visual bem peculiar, ele é muito bonito mas como gostos são gostos e hardwares são hardwares felizmente tem diversas versões para atender a todo mundo. As opções são: Ubuntu GNOME com o ambiente Gnome, Kubuntu com o KDE, e para PCs mais antigos, Xubuntu com XFCE que ultimamente não é mais TÃO leve como costumava, mas ainda assim é uma boa, Lubuntu com LXDE que particularmente acho bem feinho e por fim Ubuntu MATE que vem com a interface MATE, minha favorita, levíssima, bonita e extremamente customizável (veja Introdução ao Linux).
Seria um pecado eu apenas apontar para "Ubuntus" por aqui, o principal concorrente (no bom sentido) é o Fedora, que é muito utilizado e também é fácil de encontrar ajuda pela internet, extremamente estável, ele é o bom moço da turma, não carrega nenhum tipo de software proprietário, o que acaba perdendo um pouco em usabilidade para iniciantes em relação ao seu "rival" (mas é fácil de ser contornado).
Linux Mint é uma ótima distribuição, ela é baseada no Ubuntu, pegou tudo de bom e aprimorou, já traz consigo codecs e programas proprietários para facilitar ainda mais para o usuário (no Ubuntu é oferecido como uma opção durante a instalação), possui mais repositórios para aumentar ainda mais a gama de softwares. Muitos dos usuários do Ubuntu migraram para o Mint quando o Ubuntu largou a interface Gnome 2 e passou a usar Unity, o que na minha opinião é besteira mas cada um faz o que quer. Um grande mérito também é que a equipe de desenvolvimento é muito caprichosa, o S.O. é muito bonito. Pode-se dizer que é a "casa" dos ambientes MATE e Cinnamon (veja Introdução ao Linux).
Arch Linux é uma distribuição um pouco mais avançada, porém sua comunidade cresce exponencialmente, é a distribuição mais famosa que utiliza o método de atualização rolling release (veja Introdução ao Linux). Tem muito conteúdo na internet também, é uma boa para quem gosta de se aventurar com softwares.
Há outros como ElementaryOS, OpenSUSE e Manjaro que mereciam ser citados, mas eu ficaria eternamente citando nomes. Concluindo: Teste, mas teste mesmo, fique a vontade! É de graça! Teste-os e veja qual mais te agrada, ou qual roda melhor em seu PC, vai que você decida instalar e fazer de um deles seu S.O. padrão? Boa sorte, seja bem vindo ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário