Atualmente a grande maioria dos programas ficam em um repositório, esse que por definição é um local onde se guarda coisas, no caso software. A comunidade ou a empresa por trás da distribuição fica responsável por definir os softwares que estarão disponíveis ali, e fornecerão atualização sempre que for importante (no geral a preferência é por estabilidade e não pelo mais atual), caso a distribuição não tenha um determinado software, nada impede de ter um repositório de terceiro, e dali ter sempre o software mais atual.
Central de Programas do Ubuntu 15.10
Para acessar os repositórios, as distribuições vem com algum gerenciador de pacotes, onde é possível navegar visualmente, onde pode procurar pelo tipo de software que deseja, como programas multimídia, escritório, internet, jogos, etc. No Ubuntu, o programa responsável é a "Central de programas do Ubuntu", o que particularmente eu não gosto e recomendo a instalação do gerenciador de pacotes Synaptic, ou então usar o terminal para agilizar as coisas. Sabe como é né?
Outra forma para instalar é através de um arquivo executável, pode ser um pacote tipo DEB ou RPM dependendo da sua distribuição, ou algum script executável. E por fim a temível compilação.
Falarei brevemente de cada um.
- POR REPOSITÓRIOS:
Pesquisou -> Instalou.
Repositório de terceiros: O Ubuntu utiliza repositórios do tipo PPA, não é raro achá-los na internet pois são bem comuns atualmente. Apesar de ser possível adicioná-los pela Central de Programas, recomendo fortemente o uso do Synaptic (instale-o pela Central de Programas :P). Com o link do PPA "em mãos" abra o Synaptic, clique em configurações e em repositórios.
PPA do emulador Dolphin
Vá para a aba Outros programas e clique em adicionar, digite o endereço do PPA e clique em Adicionar Fonte, e depois em fechar. Na janela principal clique em recarregar, lá em baixo terá a o botão Origem, lá você encontrará seus repositórios organizadinhos, com seu programa favorito sempre na versão mais atual.
Todo o conteúdo do PPA listado
Usando o terminal: É opcional usar o terminal, isso aqui será apenas para que saibam. No Ubuntu o programa responsável por fazer isso por linhas de comando é o apt. Seu uso é muito simples, dê a permissão de root, chame o apt, dar o comando desejado e o nome do programa. Pode parecer complicado, mas é muito mais rápido de se executar.
Como instalar o VLC
Comandos comuns (sem aspas ok?):
"sudo apt-get update": atualiza o banco de dados de aplicativos;
"sudo apt-get upgrade": atualiza os programas quando disponíveis novas versões;
"sudo apt-get install nome-do-programa": instala o programa desejado;
"sudo apt-get purge nome-do-programa": remove o programa desejado (pode-se usar "remove");
"sudo apt-add-repository ppa:link-da-ppa": adiciona o repositório desejado, após esse comando é necessário utilizar o comando update para que o banco de dados seja atualizado;
"sudo apt-get autoremove": quando se baixa um programa, esse pode precisar de baixar pacotes de dependências para que ele possa ser instalado, uma vez instalado esses pacotes ficam inúteis no sistema e podem ser seguramente apagados, o comando autoremove apaga eles de vez.
"sudo apt-get autoclean" e "sudo apt-get clean": apagam arquivos .deb que estão obsoletos no cache.
- POR EXECUTÁVEIS:
Google Chrome como exemplo
Arquivos de script: Não há como listar todas extensões aqui pois há muitos e aí complica um bocado, mas no geral basta executar e o script faz o resto do processo. No Ubuntu o gerenciador de arquivos é o Nautilus, provavelmente será ele em qualquer outra distribuição que use Gnome. Nele deve-se permitir a execução de scripts como arquivos executáveis, essa opção é desabilitada por padrão por motivos de segurança. Para fazer isso clique em Editar e em preferências, com a janela aberta clique na aba Comportamento, marque "Perguntar cada vez" quando um arquivo de texto executável for executado e pronto, abra o arquivo e siga o procedimento indicado.
Caso o programa não seja detectado como um executável, clique com o botão direito nele, vá em propriedades, com a janela aberta, vá para a aba permissões e clique em "Permitir execução do arquivo como um programa". Pode ser necessário precisar de permissão de administrador, neste caso não há muito recurso, precisa executar o arquivo pelo terminal usando o comando sudo, ou abrir o navegador de arquivos pelo terminal usando sudo (por exemplo "sudo nautilus"), aí você navega até a pasta já como root.
- COMPILAR PROGRAMAS
Se você acha que isso é o fim do mundo, saiba que tais programas também podem ser compilados no Windows, e digo para você que é bem mais burocrático compilar no Windows, sério, é chato. Hoje em dia basicamente todos os programas são facilmente instaláveis, e só compila quem quiser, é opcional, serve apenas para o conhecimento ou então para usuários avançados que gostam disso.
- DESINSTALAR PROGRAMAS
Abra seu gerenciador de pacotes favorito, procure pelo pacote que deseja desinstalar e nele terá a opção de remover. No caso do Ubuntu, basta você procurar pelo programa através da dash do sistema, clicar com o botão direito e depois em Desinstalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário